Quiz
Video
Debate
Notícias
 
 

 

Quanto tempo podemos viver?

Os humanos são os mamíferos que vivem mais tempo. A longevidade máxima é de 120 anos mas varia muito de local para local.

No geral, sabemos bastante sobre a população humana. De acordo com as estatísticas, sabemos qual a esperança de vida prevista para um recém-nascido. No entanto, pouco se pode dizer sobre o seu real tempo de vida. Independentemente dos genes, um acidente ou um estilo de vida auto-destrutivo podem evidentemente contribuir para uma vida curta.

Durante o século XX, a esperança de vida aumentou significativamente nos países industrializados: de aproximadamente 50 anos para cerca de 80 anos. O grupo que actualmente vive mais tempo é o das mulheres japonesas, com uma esperança de vida de 83 anos.

Os anos adicionais de vida têm sido conquistados através de métodos "tradicionais": melhoria na segurança alimentar, na higiene e na medicina. Podemos dizer que uma vida longa é "criada" pelo Homem. Os animais selvagens raramente têm a possibilidade de envelhecer porque os mais fracos servirão, eventualmente, de refeição aos seus inimigos naturais.

Obter o mesmo aumento de esperança de vida neste século é impossível através de alterações no estilo de vida. No entanto, nos países em vias de desenvolvimento está actualmente a acontecer em média o mesmo aumento. Em 2002, quase três quartos dos idosos com mais de 60 anos viverão nos países em vias de desenvolvimento.

Só encontrando uma maneira de alterar o processo de envelhecimento e tornar esta descoberta conhecida de toda a população poderia fazer com que a esperança de vida ultrapassasse os 100 anos.


Castellano 
Català 
Dansk 
Deutsch 
English 
Français 
Italiano 
Português 
Suomi 
Svenska 
 
©2002 bionet